2.
Psicoterapia Individual
online
A palavra psicoterapia tem origem grega. Psykhé significa mente, já Therapeia significa ato de curar ou ato de reestabelecer algo que foi perdido. Então, de modo geral, a psicoterapia é um tratamento que objetiva curar as doenças da mente, os transtornos psicológicos e reestabelecer a saúde mental das pessoas.
De uma forma geral, o psicólogo trabalha para que o paciente ao entrar em contato com suas angústias, sofrimentos, tenha ajuda ao compreender o sentido e significado dos seus sentimentos e das suas vivências. Uma vez alcançada a compreensão, o objetivo é encontrar formas de amenizar e/ou lidar com o sofrimento.
Pode ser considerada um processo educacional porque durante a psicoterapia aprendemos sobre nós mesmos, sobre o pensar, sentir e agir. Se tornamos conscientes as causas dos nossos sofrimentos psíquicos, podemos desenvolver recursos para lidar melhor com os desafios e como superá-los.
Para quem a psicoterapia é indicada?
A psicoterapia é para todas as idades, pode ser indicada para diversas situações, conflitos, transtornos psíquicos ou só mesmo para ampliar o autoconhecimento graças às suas características amplas de entendimento do comportamento e do sentimento humano.
Os motivos mais comuns que levam a pessoas procurarem a psicoterapia são:
-
Quando se sente triste por algum período;
-
Quando há problemas que não consegue resolver;
-
Quando se sente em algum tipo de crise;
-
Quando tem problemas no trabalho;
-
Quando tem problemas em relacionamentos;
-
Quando está sempre tenso e ansioso pelo que há de vir;
-
Quando se sente estressado;
Se você consegue perceber essas questões em você, isso pode ser um sinal ou um sintoma no qual a psicoterapia poderá te ajudar a solucioná-las. Em muitos momentos de nossa vida, podemos desenvolver alguns sintomas físicos e/ou mentais que podem nos afetar psiquicamente. Muitas vezes, sozinhos não conseguimos melhorar, mas não precisamos nos sentirmos enfraquecidos por reconhecer que precisamos de ajuda de um profissional, aliás esse é o primeiro passo para a melhora.
Em seguida, o diagnóstico é realizado, as questões emocionais são examinadas para se compreender se estão inseridas em algum tipo de transtorno. Realizada a avaliação psicológica, o profissional, fará os encaminhamentos para os tratamentos e acompanhamentos necessários, inclusive se precisa ser também medicamentoso, o que será realizado e acompanhado por um médico.
Quais são os principais transtornos tratados em uma psicoterapia?
Não há um limite bem definido de questões emocionais que a psicoterapia pode trabalhar, mas em geral, os transtornos e síndromes psicológicas mais comuns são:
-
Depressão;
-
Ansiedade;
-
Compulsão alimentar;
-
Estresse;
Como funciona?
Vai depender da abordagem psicológica do profissional. Pode ser que seja analítica, mais verbal e/ou vivencial que contemple outros recursos, tais como: técnicas corporais, gráficas, artísticas, etc...
É importante esclarecer que a psicoterapia é um tratamento que acontece com a colaboração de ambos: psicólogo e paciente. Por isso, a psicoterapia só vai funcionar se, em primeira instância, houver empatia dos dois lados. É um trabalho que precisa da participação de todos os envolvidos, onde cada qual tem seu papel e importância no desenvolvimento de todo o processo psicoterápico.
Desta forma, o objetivo do processo ao longo do tempo é facilitar que o indivíduo se torne quem verdadeiramente é, ampliando a consciência e tornando-se um ser único.